quarta-feira, 30 de maio de 2012

QUANDO A CIRURGIA BARIÁTRICA É INDICADA?



Indicações cirúrgicas
Independentemente das técnicas utilizadas, as cirurgias bariátricas são indicadas para as seguintes situações:
  • Em relação à massa corpórea:
  • a) IMC > 40 kg/m2, independentemente da presença de comorbidades. b) IMC entre 35 e 40 kg/ m2  na presença de comorbidades. c) IMC entre 30 e 35 kg/m2 na presença de comorbidades. As doenças precisam ter, obrigatoriamente, a classificação “grave” por um médico especialista na respectiva área da doença. Também é obrigatória a constatação de “intratabilidade clínica da obesidade” por um(a) endocrinologista.Recomendação: nesses casos, a equipe cirúrgica e a instituição hospitalar envolvidas devem manter registro de “indicação especial por comorbidez grave”. E também anexar documento emitido por especialista na área respectiva da doença (cópias no prontuário médico e com o cirurgião).
  • Em relação à idade:
  • a) Abaixo de 16 anos: não há estudos suficientes que corroborem essa indicação, com exceção aos casos de Prader-Wille ou outras síndromes genéticas similares. Nessas situações excepcionais, o paciente deve ser operado com o consentimento da família. Não há dados seguros também que contraindiquem os procedimentos ou comprovem haver prejuízos para paciente dessa faixa etária submetido a cirurgias da obesidade.  Recomendação: avaliação de riscos pelo cirurgião e respectiva equipe multidisciplinar, registro e documentação detalhada, aprovação expressa dos pais ou responsáveis pelo paciente.
    b) Entre 16 a 18 anos: sempre que houver indicação e consenso entre a família e a equipe multidisciplinar.
    c) Entre 18 e 65 anos: sem restrições quanto à idade.
    d) Acima de 65 anos: avaliação individual pela equipe multidisciplinar, considerando risco cirúrgico, presença de comorbidades, expectativa de vida, benefícios do emagrecimento. Para a escolha do procedimento, considerar ainda limitações orgânicas da idade, como dismotilidade esofágica e osteoporose. Não há contraindicações formais em relação a essa faixa etária.
  • Em relação ao tempo da doença:
  • Sempre que o paciente apresentar IMC e comorbidades em faixa de risco há pelo menos dois anos, além de ter realizado tratamentos convencionais prévios e tido insucesso ou recidiva do peso, verificados por dados colhidos no histórico clínico do paciente. Essa exigência não se aplica: em casos de pacientes com IMC maior que 50 kg/m2 e para pacientes com IMC entre 35 a 50 kg/m2 , com doenças de evolução progressiva ou risco elevado.

    FONTE: Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário